sábado, 22 de outubro de 2011

Gírias de músicos



Quadrada = música que é feita em compasso de “4 por 4”, ou seja, se você ficar contando (no ritmo) 1, 2, 3, 4, verá que a música inteira é dividida em “pequenos pedacinhos de 4 partes cada um”. Costuma-se dizer, na gíria, que a música é quadrada quando ela é muito previsível.

Atravessar = é quando alguém está tocando ou cantando uma música e sai do ritmo: canta (ou toca) no lugar errado, ou mais rápido ou mais devagar do que é a música; aí se costuma dizer que a pessoa “atravessou a música”.

Balanço/Swing = é o ritmo da música; por exemplo: um Samba ou um Pagode tem muito mais balanço e swing do que as músicas novas do Roberto Carlos (que são muito paradas...). Estilos/gêneros musicais como Samba, Pagode, Funk, Soul, Jazz, Frevo, Baião, costumam ter muito mais swing e balanço do que outros. Músicas que servem para dançar tem balanço e swing, por isso são boas para dançar.

Pegada = tem relação com o estilo do artista. Alguns exemplos: Egberto Gismonti tem uma pegada Jazz em sua música. A maneira de se tocar música sertaneja é diferente do rock, ou seja, a pegada é diferente. O Rouge não tem uma pegada rock, já a Alanis Morisette tem.

Levada = a “levada” do Metallica é muito mais agressiva do que a “levada” do Detonautas. As “levadas” das músicas da Kelly Key são mais eletrônicas do que as “levadas” das músicas do Barão Vermelho. As músicas do Ratos de Porão tem uma levada muito mais rápida em relação às músicas do Jorge Vercilo.

Estilo/Gênero = esses dois termos se confundem, podemos então relacionar alguns estilos/gêneros musicais: Blues, Rock, Jazz, Country, Funk, Punk, Música Regional, Reggae, Samba, Pagode, Música Eletrônica, Música Latina, etc...

Forma = é a organização das partes (seções) de uma música. Toda música tem uma forma. Exemplos: a forma de um caderno é retangular, isso é fácil de perceber, pois é só olhar para um caderno. Não dá pra observar a forma da música da mesma maneira, já que não podemos vê-la e nem pegá-la. Então, imagine uma música assim: Introdução, Estrofe, Refrão, Estrofe, Refrão, Estrofe, Refrão, Refrão e Final – isso seria a forma dessa música. Vejamos a mesma coisa de outro modo:
Introdução - Estrofe - Refrão - Estrofe – Refrão – Estrofe – Refrão – Refrão – Final
A B C B C B C C D
A forma dessa música é então: A B C B C B C C D

Cozinha = diz-se da junção entre o contrabaixo e a bateria em uma banda. Se o baixo e a bateria estão (são) firmes em uma música, diz-se que a “cozinha” é boa. Todo grupo musical, independente do estilo, tem que ter uma “cozinha” legal! Se todo time começa com um bom goleiro, toda banda começa com uma boa cozinha...

Um comentário:

  1. MÚSICO ,
    FAÇA SEU CADASTRO NA REDE MUSICAL CANJATUBE E DIVULGUE SEUS TRABALHOS,SEUS CLASSIFICADOS E PERFORMANCES MUSICAIS!
    É RÁPIDO - FÁCIL - E DE GRAÇA !!!!
    WWW.CANJATUBE.COM

    ResponderExcluir